Pra fazer a farinha de coco você vai precisar de 1 coco seco e é muito importante escolher um coco que esteja cheio de água, sem vazamentos e nem sinais de mofo.
Para escolher o coco observe a casca em toda a sua integridade e balance para sentir o peso e a água chacoalhando dentro dele. Não compre o coco que esteja sem a água, pois a chance de ele estar rançoso é alta, e não existe nada mais desagradável que provar um coco rançoso. Acredito que as pessoas que dizem que não gostam de coco sejam aquelas que um dia provaram um coco velho.
O primeiro passo é abrir o coco seco, pode parecer um pouco assustador porque a casca é bem dura, mas na verdade a técnica é bem simples. O coco tem três cavidades que lembram uma bola de boliche, sempre uma dessas três cavidades é bem molinha e fácil de ser perfurada com uma faca de ponta.
Ache essa cavidade pressionando com a ponta do dedo ou até mesmo com a própria faca. Depois é só forçar a faca pra dentro rotacionando-a e fazendo um furinho.
Quando você conseguir furar o coco encaixe um saca-rolha para que seja ainda mais fácil chegar até a polpa. Caso você não tenha um saca-rolha em casa você pode forçar com a faca mesmo até conseguir, as vezes precisa um pouquinho de força, mas na maioria das vezes é bem fácil.
Você vai obter um buraquinho e é por este buraco que você vai retirar a água que tem dentro do coco.
Agora vem uma das partes que mais gosto, retirar a água de dentro, normalmente a água que tem dentro deste coco é bem docinha e saborosa e eu simplesmente amo água de coco.
Pra retirar a água é muito simples, basta virar o coco sobre um copo que ela sai bem fácil.
As vezes não tem muita água dentro, mas sempre vale a pena experimentar e aproveitar pra se hidratar. Mas se por acaso você não gostar de beber a água de coco reserve-a para fazer o leite.
Se você for apaixonado por água de coco como eu é só colocar umas pedrinhas de gelo e aproveitar toda essa delícia.
Depois de retirar a água do coco é só levar ele sobre a chama do fogão por aproximadamente 10 minutos virando sempre com o auxílio de um pegador de massa ou um pano para que você não se queime.
Ele precisa ficar bem pretinho por todos os lados e também precisa rachar.
Caso você não queira fazer sobre a chama do fogão você pode levá-lo ao forno por aproximadamente 20 minutos.
Quando o coco estiver bem queimado e rachado retire-o do fogo com o pegador de massa ou um pano com cuidado para não se queimar.
Coloque sobre uma superfície rígida porque agora você vai precisar fazer um pouquinho de força utilizando um martelo ou batedor de bife.
Bata o coco por toda superfície e por todo os lados sem desmanchar a casca. Utilize um pano para segurar e o coco não sair voando pela sua cozinha.
Depois de bater por todos os lados capriche e dê uma boa martelada a fim de partir a casca em vários pedaços.
Agora você vai perceber que muitos pedaços já se soltaram da casca sem você fazer muita força e para aqueles que necessitam uma ajudinha extra é só utilizar uma colher ou faca pressionando entre a polpa e a casca. Normalmente ele solta com muita facilidade, mas se não soltar é só fazer uma forcinha.
Agora você pode consumir o coco fresquinho, o sabor da polpa quando aberta na hora é muito gostosa e diferente em textura e sabor dos cocos comprados prontos no mercado, estes normalmente contém conservantes que fazem com que o sabor mude um pouco.
Para produzir a farinha de coco primeiramente é preciso fazer o leite de coco, que também é muito simples, mais gostoso e muito mais barato que comprar o engarrafado.
Você pode picar o coco grosseiramente na faca ou fazer como eu, processá-lo por alguns segundos no multiprocessador.
Para extrair ainda mais o sabor do coco e o leite ficar mais gostoso eu coloco estes pedaços de coco em uma panela e cubro com água, um pouco mais que o nível do coco dentro da panela. Como guia você pode utilizar 1 coco seco pra 4 xícaras de água, mas eu normalmente coloco a água no olho mesmo.
Quando começar a levantar fervura formando bolhas é só desligar a panela e esperar que ela fique morna. Não precisar ferver muito tempo.
Depois que o coco já estiver morno leve-o ao liquidificador e bata por aproximadamente 3 minutos, é importante bater bem pois assim o leite de coco fica mais saboroso e também o resíduo que sobra ficará bem fininho, ideal para fazer a farinha.
Agora que tudo está bem processado é só coar o leite em um tecido bem fininho, use voal (tecido para fazer cortina) ou uma fraldinha de trama fina.
Aperte muito bem com as mãos o tecido para extrair todo leite e também para que sua farinha demore menos tempo no fogo secando. Você pode fazer de conta que esta ordenhando uma vaca.
O leite de coco feito em casa é menos consistente que aquele comprado no mercado, por isso é ideal para o consumo com café, vitaminas, smoothies e até mesmo puro, ele não é tão enjoado e gorduroso quanto aqueles envazados.
Você pode guardar na geladeira de 3-5 dias ou se preferir congele em forminhas de gelo ou potinhos para consumir quando tiver necessidade.
É comum que o leite fique em duas fases, a parte da gordura sobe e a água desce. Mas é só misturar com uma colher e ele volta a se misturar e ficar homogêneo.
O que sobra do leite são as fibras do coco e são elas que vão virar a farinha de coco.
FARINHA DE COCO
Coloque este resíduo em uma panela grande e mantenha em fogo médio-baixo, mexendo sempre com uma espátula. Você pode manter em fogo médio até que a farinha comece a pegar uma corzinha, aí é só manter em fogo baixo cuidando para não queimar. Você vai demorar mais ou menos 15 minutos para obter uma farinha bem sequinha e levemente dourada.
Não deixe ficar muito escura pois pode amargar se você queimar, na dúvida experimente um pouquinho e sinta o sabor.
Depois deste tempo você deve pegar um pouco da farinha com a ponta dos dedos e sentir se ela está bem sequinha, se estiver já está pronta.
Deixe a farinha esfriar na panela e depois guarde em um vidro bem fechado, se ela ficou realmente bem sequinha ela pode durar até um mês. Mantenha na geladeira para aumentar este prazo, mas o ideal é consumir o quanto antes.
Se você sentir algum odor azedo quando for usar ela provavelmente está estragada. Então experimente antes de arruinar a receita que estiver fazendo com ela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário